A Ciberjus está de luto

Já tínhamos sido surpreendidos pela morte de alguns Colegas e amigos da Ciberjus - era inevitável que com 8 anos de existência a lista de debates tivesse visto partir alguns entes especialmente significativos no nosso meio.

O falecimento do Dr. João Luís Lopes dos Reis, porém, fez cair na Ciberjus uma consternação e uma dor sem precedentes.
Para nós, amigos mais próximos, seria sempre uma experiência dolorosa, angustiante e tristíssima.
Mas a questão era outra: este nosso querido Amigo era enormemente respeitado e alvo de uma cordialidade e de um carinho especial por todo o colectivo da Ciberjus - centenas de Colegas que o não conheciam pessoalmente habituaram-se a ver a sua palavra avisada e a respeitar as suas opiniões, boas ou menos boas, mas sempre bem fundamentadas.
Como já escrevi na página de entrada deste site de homenagem, o pensamento do Dr. Lopes dos Reis acabou por se tornar parte da própria matriz da Ciberjus.
O nosso Amigo era membro integrante do núcleo duro da Ciberjus, qualidade em que participou em todas as decisões importantes da Ciberjus praticamente desde o seu início.
É por isso que a Ciberjus está de luto: um dos seus grande mentores, um dos seus reais autores, um dos seus protagonistas mais marcantes e mais brilhantes, faleceu.
O nosso luto é sentido, profundo e tristemente irremediável.
Será muito mais difícil gerir a Ciberjus sem a palavra amiga e o parecer brilhante do Dr. Lopes dos Reis.
Mas parece evidente que ele, "wherever he may be", para usar uma expressão sua, estará à espera que nós consigamos levar  esta barca a bom porto, torcendo pelo projecto a que deu tantas ideias e tanta disponibilidade.
Vamos continuar.
Com a certeza de que aonde quer que a Ciberjus chegue, seja qual for o seu destino, estará sempre acompanhada por uma estrela mais brilhante que as outras - o nosso Amigo está a velar por nós com a mesma força com que nós estamos a tentar ser dignos do seu testemunho e da sua memória.
Francisco Bruto da Costa

Voltar